segunda-feira, 16 de julho de 2012

Etnocentrismo e Relativismo Cultural e Etc.


O que eu aprendi sobre "Etnocentrismo"

O etnocentrismo é a atitude de um determinado individuo ou grupo que tendo como base sua própria cultura e conceitos avalia outros indivíduos ou outras culturas. O etnocêntrico tende a superestimar sua própria cultura e conhecimento, consequentemente diminuindo o valor da cultura alheia. Neste sentido, o etnocentrismo é preconceituoso e danoso pois desconsiderar o valor intrínseco a um cultura em detrimento da sua própria incorre em julgamento injusto. Obviamente a atitude etnocêntrica divide as relações humanas e é um obstáculo ao relacionamento intercultural.

O que eu aprendi sobre "Relativismo Cultural"

Ao contrario do que acontece com o etnocentrismo, o relativismo cultural é uma atitude caracterizada pela tolerância e consideração das diferenças culturais existentes entre duas ou mais culturas. Neste sentido, o relativismo cultural favorece a convivência harmônica intercultural diminuindo barreiras e preconceitos que impedem a inter-relação de respeito e consideração pelo diferente. Essa boa relação intercultural não significa necessariamente que um individuo se deixe influenciar por outra cultura e sim que ele mantenha uma boa relação com o diferente.

A meu ver o etnocentrismo é repulsivo. Certamente pode haver um certo grau de respeito e apreço por sua própria cultura mas acredito que a completa repulsa pelas culturas diferentes é uma limitação social grave. Contudo, o relativismo cultural encontra limites no que toca a práticas consideradas desumanas pela comunidade internacional como ocorre no caso de maus tratos a mulheres e crianças, por exemplo a mutilação grotesca de clitóris no intuito de privar mulheres de sentir prazer nas relações sexuais como ocorre na África Subsaariana, como afirma o Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mutilacao-de-clitoris-atinge-140-milhoes-no-mundo,69178,0.htm. O respeito a esse tipo de pratica é extremamente questionado em todo o mundo de modo que relativismo cultural não é um conceito ideal e pleno. É muito difícil exercer plenamente uma posição nos moldes do relativismo cultural sem permitir que nossos julgamentos interfiram em algumas questões polemicas como no caso apresentado acima.

O que aprendi sobre "Epistemologia"

O video explica um pouquinho melhor

É o estudo do conhecimento e que se baseia em questões, tais como:

§ O que é o conhecimento?
§ Como obtemos conhecimento?
§ Como defender os nossos modos de conhecer contras as investidas do ceticismo?


Aí esta! Saber o que é saber para então se saber como saber...




O que aprendi sobre "Cognição" e "Metacognição"

It´s all about learning how to learn... or something...
I guess I´m not ready to talk about that yet... But I found this really nice short video:





E a disciplina: "Metodologia da Pesquisa Científica"

Acredito que esta seja a disciplina voltada ao estudo, pesquisa e produção científica na academia. Eu posso por meio dessa disciplina planejar de antemão o que será meu foco de pesquisa ao longo do curso e muito provavelmente após ele. Eu vejo que por meio do estudos dos métodos científicos, meu conhecimento pode se expandir para além de mero ouvinte passivo nas cadeiras da faculdade para um ator ativo como protagonista no palco da ciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário