terça-feira, 10 de julho de 2012

Plágio, Citações e Referências



Vídeo sobre plágio




Plágio

Plágio nada mais é do que usar obra alheia, direta ou indiretamente sem sua permissão ou sem citar a fonte. Além do que é uma pratica ilegal e imoral.



Citações




Citações são formas de evitar o plágio, fundamentar nossos argumentos utilizando fontes confiáveis, especialmente se forem de autoridades no campo da pesquisa sendo citada. Ela segue algumas regras da ABNT.

Tipos: Direta, indireta e citação de citação.
Tamanho: Com até três linhas e com mais de três linhas (cada uma é normatizada distintamente).
Autoria: um autor, dois ou três autores, mais de três autores, sem autoria conhecida, entidade coletiva, um autor e mais de uma obra.
Do latim: Apud (citado por), Et al. (e outros), E.g. (por exemplo), Sic (assim).
Outros: [...] - utilizado para omitir ou suprimir trechos intencionalmente.


Citações da net (just kidding!!!)




Referências

São as fontes propriamente ditas. Normatizadas pela ABNT elas devem seguir um padrão específico diferenciado de obra para obra:

Anais
Artigo
Artigo de jornal
Artigo de periódico
Artigo de periódico com data original
Artigo e/ou matéria de periódico
Artigo em vias de publicação (No prelo)
Artigo publicado em periódico eletrônico
Autor(es)
Autoria
Autoria cooperativa
Autoria desconhecida
Capítulo
Cassete
Congresso
Coordenador
Correspondência
Data da publicação
Descrição física
Dicionário
Dissertação ou tese
Documento de evento
Documento em mais de um volume
Documento em um único volume
Documento publicado na Internet
Documentos em meio eletrônico
Documentos em meio eletrônico
Documentos legislativos
Dois ou três autores
Edição
Editora
Editorial publicado em revista
Elementos da referência
Eletrônico
Emendas e acréscimos
Entidade com denominação genérica
Entrevista/Depoimento
Evento
Evento como um todo
Filmes
Fitas de vídeo
Folheto
Internet
Jornal
Livro no todo
Local da publicação
Mais de três autores
Manual
Monografia
Monografia (Inclui livros, folhetos, trabalhos acadêmicos (dissertações, teses etc), manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc)
Outros tipos de responsabilidade
Parte de monografia
Partes de publicações
Periódico no todo
Periódicos
Pseudônimo
Regras gerais de apresentação
Resenha
Responsabilidade intelectual diferente de autor
Resumo de trabalho publicado
Resumo publicado
Séries e coleções
Tese ou dissertação
Título e subtítulo
Trabalho publicado em Anais de Congresso
Trabalho publicado em anais, resumos, e outras publicações de eventos
Trabalho publicado em CD
Um autor
Verbete de enciclopédia eletrônica

Exemplo de citação de artigo de periódico 

SOBRENOME, PRENOME; SOBRENOME, PRENOME abreviado  abreviado  Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

Exemplos

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.

SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.










- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Mais sobre plágio:


O plágio é uma prática ilegal, antiética e desrespeitosa, pois viola a produção intelectual de outra pessoa. O plagiador se faz passar por autor quando na verdade nada mais fez que utilizar sem autorização o trabalho alheio. O plagio está presente em textos, músicas, vídeos e toda forma de produção artística, etc. o plagiador pode utilizar parte ou toda a obra. O plágio pode ter uma das três formas:

Integral, quando o plagiador copia todo o texto palavra por palavra,
Parcial, quando o trabalho é como uma colcha de retalhos composto de parágrafos, frases, etc. quase que aleatórias e discrepantes que omitem os devidos autores, ou
Conceitual, quanto os conceitos do autor assume uma forma diferente sem que ele seja citado.

Algumas vezes o trabalho é “terceirizado” e uma pessoa, seja pessoalmente ou pela Internet, vende trabalhos prontos com origem duvidosa sem ao menos uma revisão do trabalho. Cópias mal feitas, colcha de retalhos,  Muitos professores reconhecendo a possibilidade de plágio utiliza da própria tecnologia para desmascarar os caras-de-pau, a exemplo do farejador de plágio*

Debate sobre plágio

Achei um material legal que recomendo a todos:  




Cartilha Sobre Plágio Acadêmico

Acesse aqui: http://www.proppi.uff.br/portalagir/sites/default/files/cartilha_autoria_-_digital.pdf




Essa cartilha vai trazer dicas importantes sobre legislação, licenças creative commons, etc.




Legislação:

Código Civil
Art. 524 - “a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua”.

Código Penal
Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).

Art. 7
define as obras intelectuais que são protegidas por lei: considerando cmo obras intelectuais “as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixa­das em qualquer suporte, tangível ou intangível, co­nhecido ou que se invente no futuro”.

Art. 22 a 24
regem os direitos morais e patrimoniais da obra criada, como pertencen­tes ao seu Autor.

Art. 33
diz que ninguém pode reproduzir a obra intelectual de um Autor, sem a permissão deste.

Art. 101 a 110
tratam das sanções cíveis aplicáveis em casos de violação dos direitos au­torais, sem exclusão das possíveis sanções penais.

Art. 184
configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro.

Art. 299
define o plágio como crime de falsidade ideológica, em documentos particulares ou públicos.


Como alternativa, existem as licenças creative commons**, idealizada em 2001 por Lawrence Lessing, Professor da Universidade de Stanford, são que formas alternativas de o autor estender certos direitos limitações de uso de suas obras de modo que outros possam utilizá-las desde que sigam seus critérios. O princípio é diminuir barreiras que se opõem a difusão de diversas obras intelectuais. No Brasil, terceiro país a aderente, as licenças Creative Commons estão adaptadas à legislação.

Principais licenças Creative Commons segundo a Cartilha Sobre Plágio Acadêmico ***:

Atribuição (by)
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mes­mo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela cria­ção original. É a licença menos restritiva em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

Atribuição (by-sa)
Compartilhamento pela mesma Licença
Permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédi­to seja atribuído ao Autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença é geralmente com­parada a licenças de software livre. Todas as obras derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa for­ma, as obras derivadas também poderão ser usadas para fins comerciais.

Atribuição (by-nd)
Não a Obras Derivadas
Permite a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais, contanto que a obra seja redistribuída sem modi­ficações e completa, e que os créditos sejam atribuídos ao Autor.

Atribuição (by-nc)
Uso Não Comercial
Esta licença permite que outros remi­xem, adaptem, e criem obras derivadas da obra original, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras de­ vem conter menção ao Autor nos cré­ditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras de­rivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Atribuição (by-nc-sa)
Uso Não Comercial
Compartilhamento pela mesma Licença
Permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre sua obra com fins não comerciais, contanto que atribuam crédito ao Autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâ­metros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a obra original da mesma forma que na licença anterior, mas eles também podem traduzir, fazer remixes e elaborar novas histórias com base na­quela obra. Toda nova obra baseada na original deverá ser licenciada com a mes­ma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais.

Atribuição (by-nc-nd)
Uso Não Comercial Não a Obras Derivadas
É a mais restritiva dentre as seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis” pois permite que outros façam do­wnload das obras originais de um Autor, e as compartilhem, contanto que men­cionem e façam o link ao Autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma for­ma, nem utilizá-la para fins comerciais.







Um exemplo de CC na Internet: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/







Nenhum comentário:

Postar um comentário